Yggdrasil
por livio rosa
NUMA MANHÃ COMO OUTRAS

O vento entrava pela porta entre aberta e levantava um leve manto de poeira que recobria o silêncio do quarto. Súbito escutou um leve som: motor.

Levantou-se e olhou para sua esposa que dormia tranqüila. Olhou para os filhos no quarto ao lado que também dormiam em sonhos de felicidade.

Saiu do barraco respirando o ar do campo. Podia ser miserável, mas não podia reclamar do lugar onde vivia, a beleza da natureza estava lá. Ao longe uma nuvem de poeira se aproximava, soltando um estrondo que era diminuído pela distancia.

Voltou para dentro e pegou um velho revolver. Olhou para sua família longamente.

Saiu bruscamente e apontou o cano da arma para sua cabeça.respirou fundo, umedeceu os lábios e preparou-se para atirar.

Um pássaro começou a cantar. O tempo parou. A Terra parou de girar e o Universo inteiro ficou concentrado no pássaro e seu canto para estender-se ao homem.

Ele hesitou e ficou ouvindo o canto. Sentiu a Vida pulsar nele, no pássaro, nas árvores, nas pedras, no vento, no mundo!

Viu o céu. A imensidão azul, inalcançável, com as nuvens que moviam-se lentamente e pacientemente.

Naquele momento ele sentiu a Vida, naquele momento ela abraçou-o e ele encheu-se de alguma coisa nova.

O carro chegou e dele desceu um velho de cartola que disse:

-Ah, você está aí, mas o que faz com essa arma na mão? Venha, vamos assinar o contrato lá dentro.

Olhou para a arma. Perguntou-se por que ele deveria sofrer e morrer por causa dos outros, por que sua família deveria juntar-se aos milhões e milhões inexistentes nas selvas de concreto, com ou sem ele. Pensou que não era justo se matar, causar sofrimento à esposa e filhos, era egoísta da sua parte querer livra-se de um problema, dar um aos seus familiares e facilitar as coisas para o velho de cartola. Entendeu que o problema que parecia complicado era, na verdade, muito simples.

Levantou a arma, mas dessa vez o cano não estava virado contra ele.

O diretor do hospital ficou chocado quando o corpo de Sam Patinhas Batista foi encontrado na porta do hospital, morto à tiros, abandonado pelo seu motorista.

Comments are closed.