Yggdrasil
por livio rosa
A sentinela e o vento
Categories: Fabulas dos galhos

São quase 3h da madrugada em Kobanê. A noite já está alta sobre aquelas terras livres, que resistem aos ferozes ataques da extrema direita e à indiferença dos Estados.

No firmamento brilham centenas de estrelas e a Lua segue impassível seu caminho.

Ao redor desfruta-se da calma e do silêncio, dos quais os combatentes aproveitam-se para descansar dos intensos combates.

Imagino que em algum lugar daquela cidade que resiste como um rochedo em meio às violentas ondas sucessivas, alguma sentinela do YPG ou da YPJ olhe em frente, perscrutando o escuro, pronta para dar o alarme em caso de ataque inimigo.

Mas o inimigo também descansa, perante aquela cidade que se obstina a resistir e aqueles adversários que não consegue curvar.

A sentinela não sabe se viverá para ver uma próxima noite, pois a sentinela está disposta a morrer para que as crianças de seu povo possam um dia ver aquele mesmo céu estrelado e percorre-lo com olhos de corpos livres e autônomos, deitados sobre uma terra coletiva e independente.

A sentinela não sabe o futuro, não possui uma bola de cristal, mas possui seus braços, sua vontade e, mais importante do que tudo, está ombro a ombro com seus companheiros. E juntos eles estão construindo seu futuro, desafiando o destino de perseguição que fora dado aos curdos após a destruição do Império Turco-Otomano.

É isso que a sentinela sabe, que estão construindo coletivamente suas vidas e que tem o direito de sobre elas decidir. E isso lhe basta para enfrentar a morte de peito aberto.

Súbito vem um vento que sacode as bandeiras verdes e amarelas com uma estrela vermelha hasteadas. É um vento fresco que traz gritos em inúmeras línguas, provenientes de todos os lados da Terra.

Dizem: Kobanê não estás sozinha! Teus irmãos e irmãs de todas as partes do mundo resistem contigo e não permitirão tua caída. Sejas brava e enfrenta o inimigo, sejas valente e derrote-o. É pelos teus filhos, é pelas nossas filhas. É por toda a humanidade, por todos os de baixo é que se luta. Oh Kobanê! Em tuas ruas trava-se a batalha da liberdade contra a opressão, da alegria contra o medo, do amor contra o ódio. Resista, oh Kobanê, que em teus combatentes brilha a chama da esperança, quem em seus corações cresce um mundo novo.

E a sentinela sorri. Sua luta conseguiu passar pelo cerco do Estado Islâmico e do isolamento do Exército da Turquia. Sua luta alimenta-se de solidariedade e com ela será vencida.

Daqui algumas horas o sol começará a se erguer. E a batalha de Kobanê irá retomar seu curso, para decidir o futuro da Revolução de Rojava.

A sentinela irá empunhar o fuzil com mais força, enquanto seus companheiros e companheiras despertam. O dia será duro, mas eles o enfrentarão.

Enquanto isso, em todas as partes do globo escrevem-se e traduzem-se textos, corações ansiosos acompanham noticias e punhos se erguem em meio a gritos de solidariedade.

Kobanê não está sozinha, e seus defensores o sabem. Kobanê está com todos os e as que lutam para que um dia a noite passe e que trabalharão para ver o amanhecer.

Kobanê não cairá, pois seu sonho e sua possibilidade estão erguidos por centenas de milhares de corações pelo mundo, que quando não tardar a hora irão dar-se as mãos e cantar uma canção de liberdade capaz de romper com todos os muros.

Kobanê resiste! Viva o povo curdo, viva a Revolução de Rojava!!kobanec3a7atc4b1c59fma

Comments are closed.